27 de abril de 2018

Planos de aula - Dia das Mães


Quadrinha: Mamãe maravilhosa


Disciplina: Linguagem, matemática.

Conteúdo:
Forma geométrica (símbolo) de coração;
Cor vermelha;
Quadrinha: 
"Mas que mamãe maravilhosa
O pai do céu me deu
Meu coração é só dela
E o dela é todo meu."

Objetivo:
Desenvolver a oralidade;
Reconhecer a vogal A;
Desenvolver a coordenação motora fina;
Manipular hastes de algodão.

Sequência:
-Conversar com as crianças que estamos nos preparando para o dia das mães, e precisamos ensaiar uma quadrinha para homenageá-la;
-Apresentar o quadrinha "Mas que mamãe maravilhosa" recitando e escrito numa folha de papel A3 para que a criança reconheça a vogal A.
-Apresentar a atividade copiada, perguntar qual símbolo está representado, falar o que representa o coração;
-Perguntar qual é a cor do coração;
-Mostrar a cor vermelha;
-Pedir que as crianças encontrem objetos vermelhos na sala de aula;
-Demonstrar como faremos a atividade copiada, e executar junto às crianças.

Avaliação:
Reconhecimento da vogal A; Observar a coordenação motora; reconhecimento de formar e cor, oralidade.



***

O objeto está dentro ou fora da caixa?


Disciplina: Matemática e Linguagem.

Conteúdo:
Cor vermelha;
Conceito: dentro e fora.

Objetivo:
Coordenação motora;
Reconhecer  a cor vermelha;
Conhecer o conceito dentro e fora;
Desenvolver a oralidade.

Materiais:
Caixa; objetos vermelhos; papel crepom; cartolina branca; cola branca; atividade copiada (coração).

Sequência:
-Apresentar uma caixa com objetos vermelhos dentro;
-Pedir que cada criança retire um objeto da caixa, e fale nome do objeto;
-Após a retirada de todos os objetos mostre a caixa vazia, e explique, tudo que estava dentro agora está fora;
-Colocar cada objeto por vez dentro da caixa, e pergunte o que foi colocado dentro;
-Dar um coração para desenharem dentro a mãezinha, e fora colar bolinhas de papel crepom.
-Cantar a música:
"Vermelho é a cor do passarinho
Vermelho é a cor do moranguinho
Vermelho é a cor do lacinho
Vermelho é a cor do coraçãozinho".

Avaliação:
Observar a coordenação motora; o reconhecimento do conceito dentro e fora; e, reconhecer a cor vermelha.


***

Mural da mamãe


Disciplina: Natureza e sociedade.

Conteúdo
Dia das mães.

Objetivos:
Desenvolvimento da oralidade;
Conscientizar a criança sobre valores, como: respeito, obediência, compreensão.

Materiais:
Cartolina, imagens referentes à maternidade; cola branca.

Sequência:
-Montar um mural junto com as crianças a perguntar porque a mamãe é importante, qual o papel da mamãe, como a mamãe é, e como devemos nos comportar perante a mamãe.

Avaliação:
Observar a oralidade, o entendimento do papel da mamãe na família, e os valores.



5 de abril de 2018

Rain Man

Resenha do filme Rain Man.


Direção de Barry Levison. 1988. EUA. Drama. Autores Dustin Hoffman, Tom Cruise, Valeria Golino, Michael D. Roberts, Lucinda Jenney, Bonnie Hunt, e Beth Grant.

Charlie, um pequeno negociador, ganha a vida investindo em carros importados. É filho de um milionário. Cresceu numa família composta apenas por seu pai, pois sua mãe veio a falecer por causa de um mau súbito. Desde criança a relação entre pai e filho foi bastante conturbada. Charlie desejava agradar, ser admirado por seu pai, porém nada satisfazia a paternidade, - Penso que a insatisfação e apatia vinda do pai ocorria devido a decisões drásticas, e também por perder a sua esposa precocemente. O resultado de uma relação familiar desestruturada, Charlie deixa o convívio de seu pai, logo depois de ter sido denunciado por roubo de carro pelo mesmo, e preso, ainda na adolescência.

Depois de longos anos afastados, Charlie recebe um telefonema sobre o falecimento do pai, por conseguinte busca o testamento e descobre que herdou um carro antigo, um jardim com rosas híbridas; e que todo o dinheiro ficou para um beneficiário.

Descontente, Charlie busca o beneficiário da herança, descobre que tem um irmão autista, -  o Raymond, primogênito da família, recluso numa instituição e dono de uma herança de 3 Milhões de Dólares.

Raymond apresenta um grau de autismo que o possibilita efetuar cálculos com diferentes níveis de dificuldade apresentando destreza; realiza leituras de obras clássicas, listas e decora tudo; porém " há um  impedimento que prejudica a entrada sensorial, e a maneira que é processada. Raymond aprende, se comunica, e expressa afetivamente de maneira diferente da convencional, na qual lhe é exigido uma rotina, rituais em seu dia a dia."

Charlie ficou surpreso por ter um irmão, porém indignado em saber que o pai escondeu por toda a vida outro filho, este que, tinha uma deficiência, e era sem noção do valor de uma herança milionária.


A ambição do Charlie pela herança em dinheiro o fez sequestrar seu irmão. Logo que houve  esse "encontro" dos irmãos percebi que o filme seguiria uma linha mais cômica do que dramática por causa da forma como Charlie responde às carências do Raymond, e, também, devido as cenas bem dirigidas das " manias", por exemplo, da loja de cuecas, da TV portátil, respostas óbvias,  tudo com muita leveza.

O diretor soube transmitir de forma leve o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a proporcionar um encanto pelo Rayn; e repeito pelo Charlie. Embora a falta de preparo, e ignorância sobre a deficiência do irmão, Charlie soube lhe dar com as especificidades, sem ignorar suas "manias", ou idiotizá-lo, ou tratá-lo como criança. E, também mostrou sua fragilidade humana, pois gritou com o Rayn, se estressou, tinha outros interesses além de conhecer o irmão. Não há porque esconder que os responsáveis por autistas também precisam de suporte.

O descontentamento de Charlie pelos 3 milhões de dólares o levou a um caminho que ele jamais tinha pensado percorrer, depois de adulto, o estreitar vínculos.

Assista!!!