2 de agosto de 2017

A importância e os cuidados com o sentimento de amizade na infância

Toda criança tem o direito a ser amigo e ter amigo, faz parte da vida, e é fundamental estabelecer relações afetivas baseadas no sentimento de simpatia, solidariedade, lealdade, confiança, e respeito. Ser e Ter amigo transforma a vida, nos enriquece espiritualmente, ficamos alegres, e leves. A amizade é um sentimento abundante que nos aperfeiçoa. 

Os pais tem papel fundamental em observar os relacionamentos de amizade de seus filhos, buscando incentivar esse sentimento. No entanto, devemos estar atentos às relações de amizade, pois as crianças estão aprendendo a administrar seus sentimentos. O que esperamos é uma amizade saudável, porém as crianças podem se desentender fazendo ou falando coisas inadequadas que machuca o outro. Caso se torne uma rotina o divergir, faz-se necessário alguém para mediar a resolução do que desarmonizou a amizade. Logo, pais, responsáveis e professores podem trabalhar juntos a fim restabelecer o laço de amizade a partir de atitudes, como: 

• Entrar em contato com os pais do amigo da criança com o objetivo de encontrarem o motivo real do conflito; 

• Ensinar a criança a ter respeito pelo próximo; 

• Motivar a criança a retribuir de forma positiva qualquer hábito desconfortável promovido pelo amigo; 

• Mostrar que podemos nos arrepender e pedir desculpas; 

• Evitar proteger excessivamente as crianças, apontar o caminho que a criança deve seguir para resolver seus próprios problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário