12 de abril de 2015

Bolo formigueiro

Esse plano de aula ou atividade em família é incrível, pois envolve a criança ativamente, além de ser fácil de realizar é bastante rica em áreas de conhecimento e conteúdos que podem ser abordados de acordo com a faixa etária, ou capacidade da criança. O ideal é trabalhar essa receita com crianças a partir de 2 anos.

Área do conhecimento
Conteúdo
Lógico matemático
Contagem; classificação; quantidade; sabor; temperatura.
Linguagem oral e escrita
Descrição de imagem; leitura; gênero textual.
Natureza e sociedade
Os sentidos; higiene; rótulos;
Identidade e autonomia
Interação; cooperação; socialização.
Movimento
Coordenação motora.

Preparei uma ficha de leitura com imagens para facilitar o reconhecimento dos ingredientes necessários para preparar o bolo. Você pode confeccionar a sua própria ficha a facilitar ainda mais através de fotos dos produtos que tem em casa, e que a criança já está familiarizada, ou mesmo imprimir a imagem abaixo e apresentar os ingredientes a criança a comparar ao que tem em casa.  

Alguns ingredientes podem ser substituídos, como a água por leite, o tipo do óleo, o granulado de chocolate -sem lactose e sem glúten, da marca Dori, por gotas de chocolate ; ou ter a quantidade aumentada/ diminuída do açúcar.



Modo de preparo
Escolha uma colher de medida a qual servirá para todos os ingredientes. No recipiente peça a criança para misturar quase todos os ingredientes secos, com exceção do granulado. Em seguida misturar o ingredientes líquidos. Por último, a criança pode peneirar um pouco de farinha de trigo no granulado para que o mesmo não afunde no bolo enquanto estiver assando. Após peneirar farinha de trigo no granulado, tire o excesso de farinha, misture na massa e despeje numa tigela de louça. Leve ao micro-ondas por 2 minutos ou 3 minutos. E pronto. Retire o bolo do micro-ondas com ajuda de uma luva.

Só auxilie a criança quando ela precisar. Se não houver a necessidade de ajuda não atrapalhe. Deixe a criança executar livremente o que ela é capaz de fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário